quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Na estrada

Estamos de volta....com um pouquinho de histórias para contar.

Passamos o feriado em Duque de Caxias para despedida da família, confecção do reservatório de água e alguns ajustes mecânicos.

Aproveitamos para se divertir um pouco e encontramos a amiga Karina no Cacique de Ramos, matar um pouquinho da saudade rs..


Também foi momento de despedida da família e almoçamos na Feira de São Cristovão....


Passadinha na vó pra apresentar a Gertrudes....


Gertrudes tinindo, casa pronta, bora pra estrada novamente...dessa vez rumo a Niterói pra espiar um pouquinho do mar, apesar do mal tempo. Mas, a vista valeu a pena. 
Fomos às praias de Piratininga, Camboinhas, Sossego e Itacoatiara.













Saindo de Niterói rumo á Aldeia Velha - RJ...com a chuva a estrada de terra que leva á vila estava péssima, os buracos terríveis...

E como chegamos beem tarde, a reserva que pretendíamos visitar já estava fechada, andamos pela vila e optamos em pernoitar próximo a um bar, a frente de um pasto. A noite seria tranquila, mas ventou muitooo, além da chuva. Gertrudes balançava de um lado pro outro.
Acordamos e...pensa numa vista boa?!


 Fomos ao centro fazer o café, um morador se aproximou da Kombi e conversa vai e conversa vem, nos ofereceu seu camping para ficarmos. 

Agradecidissimos ao Maurício pela recepção e estadia no Camping Beirario...esperamos encontrá-lo com a família pela estrada.


Já abrigados, fomos á RPPN Bom Retiro para conhecermos e até colhermos informações e idéias para aplicação do nosso projeto.

E quem tá no caminho? Alguém aqui quase enfarta rs...



A RPPN Bom Retiro possui além de hospedagem e camping, a visita monitorada...
Ao chegarmos fomos recebido por Luis Nelson, proprietário do local que nos possibilitou a visita e nos indicou o voluntário do Fábio, que nos contou um pouco da história do local e também nos levou ao caminho das águas.

Antes disso, andamos pelas áreas de camping e hospedagem e ficamos encantados com o local. Realmente a sustentabilidade predomina, todos os móveis e decorações das áreas comuns são reaproveitados, há mensagens de conscientização ambiental espalhadas por todos os lados.





Há o incentivo da alimentação e a cosmetologia natural, há também a germinação de sementes, uma diversidade de frutas pelas terras e a compostagem.

Continuando a visita, Fábio relata que nos anos 50, funcionava ali uma serraria e no intuito de mover as serras, o proprietário fez um desvio na água do rio que atravessa a propriedade para mover um mecanismo que fazia as serras funcionarem.

Hoje, a água proveniente desse desvio alimenta as duchas naturais da reserva e sua manutenção é feita periodicamente, realizamos essa atividade junto à ele.






Ao final do caminho, enfim o banho no rio...realizamos o trajeto de volta por dentro do rio, trajeto tranquilo por cerca de 1km. Aparentemente é pouco acessado. 


Infelizmente por termos pouco tempo, não pudemos explorar todos os locais da reserva e participar das oficinas que são oferecidas, em grande parte aos fins de semana, pois o público é maior.
Certeza que no retorno ao RJ, a RPPN será nosso destino.

Ahhh, mas pra quem pensa que tudo vai caminhando lindo, tem perrengue também...hahah.
Nesse mesmo dia a noite, fomos preparar o jantar no camping e já com o rango quase nos finalmentes, eis que o gás acaba. E agora José?

Bora fazer fogueira né...na churrasqueira :/

Como é que faz, se não parava de chover e tudo estava molhado?
Tinha um bambuzal, mas pega bambu como? Se Vinícius tem medo de cobra...dá-se um jeitinho.



Passamos 2 noites em Aldeia Velha, o tempo não nos deu trégua. Deixamos a vila logo cedo, sentido a Casimiro de Abreu - RJ, afim de visitar uma amiga.

Chegamos ainda pela manhã e fomos muito bem recebidos na casa da Verônica, almoçamos, conversamos e rimos bastante, Gertrudes foi bem paparicada.


Novamente na estrada, ainda tem família pra se despedir, rumo à Rio das Ostras - RJ....pelo caminho tudo muito bonito, fica até difícil tentar cumprir alguma data. Sempre algo nos distraí e resolvemos parar.

Chegamos à esse lugar lindo...passamos por algumas praias, mas o tempo chuvoso não incentivou um mergulho.




Passeio feito, fomos à prima Monique e Vital, nos acolheram muitoooo bem...com aquela janta boa, banho e um cantinho pra Gertrudes \o

Como estávamos de passagem, saímos logo pela manhã, sempre com direito á foto...


Pera, pera...que tem mais gente, antes uma chegadinha nos tios Alba e Rogério, também em Rio das Ostras.


Sabe que nesse tempinho na estrada temos visto ótimos lugares, mas tão importante quanto isso são os encontros. Além dos familiares e amigos que temos cruzado, há as pessoas que não nos conhecem e que mesmo assim simpatizam conosco e que abrem as portas, os braços e sempre os sorrisos.

Simmm, isso vai nos levar cada vez mais longe....

Gratidão _/\_









6 comentários:

  1. Van e Vinicius as fotos estão lindas....bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada....estamos aperfeiçoando as técnicas e fotos hahah

      Excluir
  2. aiiii que lindooo... vontade de estar junto com vcs... saudades master...

    ResponderExcluir
  3. Galera. Acabei de criar um blog, alias vou entender como funciona. Um Abraço.
    Ja indiquei o blog de vcs numa postagem lá. Mas tem um problema, ainda não tenho seguidores. kkk

    ResponderExcluir